Tudo pode ser mais fácil!

Ao pesquisar sobre como a cerveja é feita e principalmente como fazer em casa você deve ter se deparado com processos complicados, demorados e equipamentos caros. Provavelmente deve ter desanimado ou ter pensado se não haveria algum outro jeito de fazer cerveja de qualidade em casa sem precisar de tanto!

Então, realmente é possível simplicar e desmistificar o processo de se fazer cerveja em casa! Por isso vamos mostrar que fazer cerveja em casa pode ser mais simples, barato e rápido.

Vamos elencar aqui então os principais motivos para se fazer cerveja com extrato de malte:

1-  Investimento inicial

Enquanto que para começar a produzir cervejas com grãos vai ser preciso investir de início uma grande quantia de dinheiro em panelas grandes com válvulas extratoras, fogareiro industrial, para fazer cerveja com extrato de malte o investimento inicial é menor, algo em torno de R$ 400, enquanto para fazer cerveja com grãos no mínimo você irá gastar no mínimo R$ 800! Confira aqui os equipamentos para fazer cerveja com extrato.

2- Ideal para quem está começando

Por ser um método mais simplificado é perfeito para os iniciantes. Assim é possível entender o básico sobre a fabricação de cervejas e depois ir se aprofundando mais. Ao invés de já começar tendo que digerir milhares de informações sobre o processo de brassagem (Confira aqui os 3 métodos para fazer cerveja).

3- Rapidez no processo

Como toda a parte de extração dos açúcares dos grãos já foi feita, uma grande parte do processo é cortada, restando apenas as etapas finais do processo (Confira aqui o como se faz cerveja em casa). Sendo assim o tempo para fazer de 15 a 20l de cerveja pode chegar a 3 horas. Já nos métodos mais avançados, o tempo de produção vai de 6 a 8 horas.

4- Possibilidade de fazer mais de uma leva por dia

Por levar menos da metade do tempo que o processo all-grain, é possível aproveitar e fazer mais de uma cerveja no mesmo dia. Assim é possível diversificar as cervejas que você faz e também testar ingredientes diferentes em uma mesma receita.

5- Equipamento ocupa menos espaço

Imagine poder guardar todos os equipamentos usados em apenas uma caixa! Realmente é um grande diferencial caso você more em um apartamento ou não possuí um local dedicado.

6- Armazenagem dos ingredientes

Pensando em uma receita de 20 litros de cerveja, no método all-grain seria preciso reservar espaço para quase 6kg de grãos, além de ter que moer tudo isso! Já com o extrato você precisaria armazenar menos de 3 kg de extrato (que é muito mais compacto) e apenas algumas poucas gramas de grãos (de acordo com a receita).

7- Perfeito para testar novas receitas e ingredientes

Pela rapidez do processo e facilidade, o método de produção com extrato é perfeito para testar novos ingredientes como lúpulos, leveduras e até frutas. Também é uma mão na roda para experimentar a fazer estilos que você nunca fez!

Então que tal começar a explorar o extract-brewing?
Confira então Como fazer cerveja do jeito fácil.

Um abraço e boas brejas!