Pronto para fazer a sua primeira cerveja caseira? E tal começar com um método descomplicado e bem mais fácil para quem é iniciante?

Vamos então usar o método de fazer cerveja com extrato de malte. Ele necessita de menos equipamentos que outros métodos e é ideal para quem está começando a fazer cerveja.

Nesse caso vamos fazer uma receita de American Pale Ale (Hulk Smash) usando 100% extrato de malte seco e lúpulos Cascade. A ideia é fazer uma cerveja leve, refrescante, mas com um belo toque de sabor de lúpulo e um amargor moderado.

Esse é um guia bem resumido e compacto. Depois é claro que você adicionar novas etapas e ingredientes também. Mas é preciso que você tenha muito bem em mente esse processo. Após praticar várias vezes todas as etapas você vai ficar craque!
Nessa primeira etapa vamos explicar todo o processo para o fazer a cerveja e na segunda etapa vamos explicar o processo de engarrafas a cerveja.
Receita: Hulk Smash Ale
Estilo: American Pale Ale
Dificuldade: Iniciante
Teor Alcoólico: 4,5%
IBU: 25
OG: 1.045
FG: 1.012

Ingredientes:Ingredientes-Para-Fazer-Cerveja-Com-Extrato

  • 2,0 Kg Extrato de Malte Seco (Pilsen)
  • 40g de Lúpulo Cascade (em pellets)
  • 1 Sachê de Fermento Safale US-05
  • 16 Litros de Água Mineral

Passo 1: Limpe seu Equipamento

sanitizacao-galao2

Encha o galão de fermentação ou balde com 15 litros água e coloque 1 uma colher de PAC (10g) e deixe a solução repousando por no mínimo de 15 min.
Retire um pouco dessa solução sanitizante e coloque em outro pote grande junto com os outros equipamento que você vai utilizar: airlock (desmontado), tampa de borracha do galão, funil e tesoura.

Passo 2: Fervura

Adicine-extrato2

Encha a panela com água mineral ou água filtrada até a marca de 10 litros e ligue o fogo. Quando a temperatura estiver em cerca de 100ºC), deligue o fogo, coloque 1kg de extrato de malte seco e misture bem. Após dissolver todo o extrato acenda o fogo para voltar a fervura.

Passo 3: Fervura e 1ª Adição de lúpulo

adicine-lupulo-2

Assim que o mosto voltar a ferver (100ºC) coloque 20g de lúpulo Cascade na mistura e inicie o cronometro para 60min. Essa primeira adição vai dar o amargor da cerveja e contra-balanceará o sabor adocicado do malte.

Passo 4: 2ª Adição de lúpulo

adicine-lupulo-22

Quando o tempo de fervura estiver faltando 15min adicione mais 20g de lúpulo Cascade e adicione o restante do extrato de malte (1kg) aos poucos e sempre misturando bem.

Passo 5: Resfrie o mosto

Resfriamento2

Ao zerar o cronômetro deligue o fogo e tampe a panela (para evitar contaminação).

Coloque a panela na pia e cubra coloque bastante gelo em volta afim de resfriar o mosto o mais rápido possível. A ideia é baixar a temperatura até mais ou menos 25ºC.

Passo 6: Transfira para o fermentador

Trafira-para-galao2

Esvazie o galão previamente sanitizado, e transfira o conteúdo da panela nela usando o funil. Deixe para atrás todos os resíduos sólidos do fundo da panela (lúpulo).

Passo 7: Preencha com água

complete-agua-2

A solução que fizemos é bem concentrada, agora é a hora de diluirmos ela com um pouco de água afim de alcançarmos a marca de 15 litros de cerveja. Então adicione mais água filtrada no galão até a marca indicada.

Passo 8: Meça a densidade

medindo-a-densidade.2jpg

Para você poder calcular o teor alcoólico da sua cerveja é preciso medirmos a densidade da solução que você preparou. Retire o equivalente a um copo (200ml) de mosto do fermentador e coloque na proveta com o densímetro. Não esqueça de marcar o valor que aparece na medição. Para essa receita o ideal é algo entre 1.045 a 1.050. Quando a fermentação terminar vamos comparar esse número OG (Original Gravity ou Densidade Inicial) com a FG (Final Gravity ou Densidade Final) para calcular o teor alcoólico da sua breja.

Passo 9: Garanta o oxigênio

oxigenacao-2

Para que a fermentação ocorra bem é preciso aerar a cerveja. Aerar, em nosso caso, nada mais é do que introduzir ar no líquido. O fermento precisa de oxigênio para se multiplicar e iniciar seu trabalho, que é consumir os açúcares presentes no mosto. Mas visto que durante a fervura o oxigênio do mosto se perdeu, é necessário reintroduzir oxigênio. E esse processo é bem simples, basta tapar o galão (com um plástico filme) e chacoalhar o galão (com cuidado para não derrubá-lo) por mais ou menos uns 5 min. DICA: Faça movimentos circulares segurando a boca do galão como se você fosse uma bruxa mexendo no caldeirão.

Passo 11: Adicione a levedura

adicione-levedura-2

Abra o pacote de levedura com a tesoura já sanitizada e despeje sobre o topo do mosto no galão. Pronto, agora já podemos chamar essa mistura maluca de cerveja, pois já tem os 4 principais ingredientes da cerveja: água, malte, lúpulo e levedura. Mas é claro que como a cerveja ainda não está fermentada ela não está pronta ainda! Mas falta pouco agora.

Passo 10: Coloque o airlock

Airlock2

Após aerar bem a cerveja, retire o plástico filme e coloque a tampa de borracha sobre a boca do galão. Depois encha metade do airlock com a solução de PAC que sobrou, tampe e encaixe na abertura da tampa de borracha.

UFA! Pronto você já fez a sua parte! Agora é a vez da levedura trabalhar e transformar todo os açucares do malte em cerveja de verdade. Deixe o galão com a cerveja para fermentar em um quanto frio e escure da sua casa por 2 semanas.

Um abraço e boas brejas!