Nessa receita vamos incrementar a nossa primeira utilizando grãos especiais para adicionar corpo, sabor e cor a cerveja para assim proporcionar um experiência mais completa.
Nossa English Pale Ale, também chamada de bitter (por seu caráter um pouco mas amargo), apesar de bem simplificada tem um foco um pouco maior no sabor dos maltes e nossos lúpulos mais terrosos ingleses. Além disso a levedura que vamos utilizar (Safale US-04) irá produzir aromas mais frutados, típicos das cervejas ales inglesas tão apreciadas nos pubs.

Então vamos aos ingredientes:

Smack My Bitter Up

Características: Uma cerveja âmbar, levemente lupulada e com um sabor de malte caramelo pronunciado. Feita para ser leve e gostosa de se beber.
Estilo: English Pale Ale (Standart Bitter)
OG: 1,048
FG: 1,012
IBU: 22
Teor Alcoólico: 4,5%

Ingredientes:

  • 2kg Extrato de Malte Seco
  • 400g CaraGold ou CaraMunich II
  • 40g Lúpulo Kent Golding
  • 40g Lúpulo Fuggles
  • 1 pacote de Levedura Inglesa Safale US-04

Começamos com os grãos especiais, estes servem apenas para dar cor, corpo e sabor a cerveja e não vão influenciar no teor alcoólico. Outro ponto interessante nessa receita é que apesar de ter mais lúpulos que a Pale Ale anterior ela não é muito mais amarga. Isso o ocorre porque a maior parte dos lúpulos são adicionados no final da fervura, o que vai conferir a cerveja muito mais aroma.

Com eles já moídos, vamos literalmente fazer um chá para extrair todo o seu sabor e cor. Para isso basta colocá-los em um grain-bag (espécie de saquinho ou redinha) e deixar de molho em na panela com pouco mais de 2 litros de água a 65°C. É importante que a temperatura da água não passe de 65°C, pois é a ideia é extrair os  sabores dos grãos e não fritá-los.

Mantenha essa infusão por cerca de 20 min. Após isso, adicione esse chá de grãos na panela que você irá fazer a fervura e complete com o resto da água necessária (8l).

Seguem os tempos e adições da fervura (60 min):

À 60min da fervura:
– 1 kg de Extrato de Malte Seco
– 20g de Lúpulo Kent Goldings (Amargor)

 

À 15 min da fervura:
– 1kg de Extrato de Malte Seco
– 20g de Lúpulo Kent Goldings
– 20g de Lúpulo Fuggle
À 0 min da fervura:
– 20g de Lúpulo Fuggle
Após o termino da fervura resfrie o mosto até 25°C e adicione o restante da água necessária para completar os 15 litros e a levedura US-04 e coloque o airlock no fermentador.

Deixe fermentar de 1 a 2 semanas e depois faça o envase da cerveja conforme explicamos nesse post.

 

Um abraço e boas brejas!